POLÍTICA DE PRIVACIDADE
1. O que são dados pessoais e que categorias de dados tratamos na Casa Freitas?
O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados estabelece uma definição mais abrangente do conceito de dado pessoal. Um dado pessoal é qualquer informação, independentemente da sua natureza e do suporte em que se apresente, capaz de identificar uma pessoa. São exemplos de categorias de dados pessoais tratados pela Casa Freitas:
Categorias de dados pessoais | Exemplos |
Dados de identificação e contacto | Nome, número do documento de identificação, número de identificação fiscal (NIF), idade, data de nascimento, contacto telefónico, email, morada, dados de pagamento, identificadores eletrónicos (credenciais de login digital), etc. |
Relação com a Casa Freitas | Histórico de produtos e serviços que pesquisou, comprou ou subscreveu |
Perfil |
Gostos, interesses e preferências, na sua relação com a Casa Freitas |
2. Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?
A entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é a Casa Freitas – Móveis e Electrodomésticos, Lda, pessoa coletiva n° 501 193 200.
3. Em que situações é que tratamos os seus dados pessoais?
Na Casa Freitas procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais mediante o seu consentimento, quando faz uma compra, quando contrata um serviço ou quando utiliza o nosso site. Este tratamento pode ser feito oralmente, por escrito ou através do nosso site.
4. Para que finalidades tratamos os seus dados pessoais?
A Casa Freitas garante que os seus dados pessoais são tratados apenas para as finalidades que lhe foram comunicadas no âmbito dos programas ou serviços específicos. A título de exemplo, a Casa Freitas trata os dados para as finalidades a seguir indicadas:
Finalidade | Exemplos |
Marketing Direto | Comunicação de novidades, oportunidades ou campanhas à generalidade dos clientes. |
Entregas ao Domicílio | A Casa Freitas trata dados de identificação, dados de contacto e morada do cliente. |
Cumprimento de obrigações fiscais | A Casa Freitas mantém dados de transação pelo período obrigatório por lei. |
5. Com que base tratamos os seus dados pessoais?
Estas são as circunstâncias que nos permitem tratar os seus dados pessoais:
O seu consentimento expresso |
seja por escrito, ou oralmente, por exemplo, para efeitos de marketing direto, para que receba emails ou mensagens SMS, por parte da Casa Freitas |
A execução de um contrato |
que celebrou com a Casa Freitas como por exemplo, um contrato de compra e venda de produtos ou serviços adquiridos à Casa Freitas |
O cumprimento de uma obrigação legal |
O interesse legítimo da Casa Freitas |
por exemplo, para efeitos de melhoria da qualidade do serviço prestado |
A Casa Freitas compromete-se a tratar os seus dados pessoais de forma a garantir a confidencialidade, a segurança e a proteção desses dados contra o seu tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou dano.
6. Por quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?
A Casa Freitas retém os seus dados pessoais apenas pelo período de tempo estritamente necessário para executar a finalidade para a qual os recolheu ou, consoante o caso, até que exerça o seu direito de oposição ou direito de apagamento. Decorrido esse período de conservação, a Casa Freitas elimina os seus dados pessoais.
7. A quem transmitimos os seus dados pessoais?
Sempre que necessário a Casa Freitas poderá transmitir os seus dados pessoais a terceiros – empresas parceiras da Casa Freitas, por exemplo, empresas transportadoras de mercadorias – apenas e exclusivamente para efeitos de execução de um serviço que contratou, como a entrega de um produto ao domicílio. Os seus dados pessoais podem também ser comunicados, no cumprimento da lei, a entidades do Estado, como a Autoridade Tributária.
8. Quais os seus direitos de proteção de dados pessoais e como pode exercê-los?
Direitos | Em que consistem |
Direito de acesso à informação | Pode obter a confirmação de quais os seus dados pessoais tratados pela Casa Freitas bem como a respetiva informação acerca das finalidades do tratamento ou dos prazos de conservação desses dados. |
Direito de retificação | Pode pedir a alteração dos seus dados pessoais que estejam incorretos ou incompletos. |
Direito de apagamento | Pode pedir o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem imposições legais para a sua conservação. |
Direito à portabilidade | Pode receber os dados pessoais que nos forneceu de forma estruturada em formato digital de leitura automática. |
Direito de oposição | Pode opor-se ou retirar o consentimento que deu anteriormente a um tratamento dos seus dados pessoais. |
Direito à limitação do tratamento | Pode pedir a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, sob a forma de: |
1.Suspensão do tratamento; | |
2.Limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento. | |
Direito a não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas | Pode pedir para não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automático. Estas decisões estão relacionadas com a definição de perfis de consumo por parte da Casa Freitas com base nos seus gostos, interesses e preferências, histórico de pesquisas e compras, etc., nomeadamente para prestar um serviço de qualidade e adequar as comunicações de marketing. |